Dieta para emagrecer, implementada de forma responsável, com o objectivo de perder peso e atingir o peso ideal. Dieta para emagrecer de modo rápido, saudável, dieta da sopa, tudo o que diz respeito às formas de perder peso. Tentamos compilar aqui todas as informações relevantes.


quinta-feira, 31 de março de 2011

Mitos sobre exercícios físicos

Fica aqui um excelente artigo que identifica claramente os mitos acerca dos exercícios físicos. O texto está carregado de expressões usadas no Brasil, mas está muito fácil de entender para os Portugueses que seguem o Blog.

No calçadão, na areia, nas academias. Haja ginástica para fazer bonito no verão. Mas será que o povo está malhando certo? O Fantástico convidou o professor de educação física João Pedro Werneck, especialista em fisiologia do exercício, para desvendar os dez maiores mitos que confundem as pessoas na hora de malhar.

Mito 1: abdominal faz perder barriga 

“É um mito em que toda mulher cai”, João Pedro Werneck, que é coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal do Rio de Janeiro 

“Na hora em que você está fazendo, questiona se é verdade. Como não custa nada, fazemos mais um pouquinho. Na dúvida, acho que pecamos pelo excesso”, diz a comerciária Regina Bastos.

Pecamos mesmo. E a explicação é simples. “A perda de gordura não acontece de forma local e sim no corpo inteiro”, diz João Pedro Werneck. 

Quer dizer: o abdominal fortalece a musculatura, mas, sozinho, não queima a gordura localizada especificamente na barriga, aquela que todo mundo quer perder.

"A melhor estratégia seria combinar os abdominais com exercícios de corrida ou bicicleta, em que temos um gasto energético maior", ensina João Pedro Werneck.

Mito 2: quanto maior o suor, maior o emagrecimento 

"Suar muito durante a atividade física significa que estamos perdendo muitas calorias?", pergunta a administradora Cássia de Oliveira.

"Não necessariamente. O emagrecimento que acontece com o suor representa apenas perda de água e não realmente de gordura", responde João Pedro Werneck. 

Mito 3: malhar de roupa preta, com agasalhos ou debaixo de sol forte emagrece mais 

“Vemos muito por aí o pessoal todo encasacado, achando que assim vai emagrecer mais rápido. E isso não é verdade”, aponta a professora Marcela Cardoso.

“Já ouvi dizer que correr no sol é bom”, diz o economista Antônio Coelho. 

“Isso é um mito. Correr em ambientes com temperaturas muito altas pode diminuir o seu desempenho físico. Consequentemente, você vai gastar até menos caloria para fazer uma atividade física”, explica João Pedro Werneck. 

Mito 4: suor libera toxinas do organismo

“Dizem por aí que o fato de suar durante a atividade física ajudaria a eliminar toxinas do seu organismo. Na verdade, isso é um mito. O suor é, basicamente, água e alguns sais minerais”, desmistifica João Pedro Werneck.

Mito 5: o exercício só funciona quando sentimos dor no dia seguinte

“Antigamente eu achava que malhar tinha que arder muito. Tinha que pegar muito pesado”, conta a artesã Maria Tereza San Martin.

“É muito comum as pessoas ingressarem em um programa de exercício físico, começarem a sentir algumas dores musculares ao longo das primeiras semanas e quando passam a não sentir mais essa dor acharem que o exercício já está ineficaz. Parar de sentir dor é normal. É uma adaptação do músculo ao exercício que você começou a fazer”, afirma João Pedro Werneck.

Mito 6: o exercício só começa a funcionar depois de meia hora

“São programados exercícios com mais de 20 a 30 minutos porque menos do que isso, em intensidades moderadas, o gasto energético em uma sessão de exercícios é muito pequeno”, comenta João Pedro Werneck. É pequeno, mas existe. “Quem acha que a partir do 30º minuto é que começa a ter uma queima de gordura e acha que os minutos anteriores foram inúteis deve perder essa ideia, porque esses 30 minutos iniciais foram fundamentais e induziram ao gasto energético”, completa João Pedro Werneck.

Mito 7: é melhor não fazer nada do que ser atleta de final de semana

“Não é verdade. Você deve introduzir atividade física na sua vida mesmo que isso seja pelo menos de final de semana. A única coisa que recomendamos é que isso não seja feito em excesso. O problema são 'outros' atletas de finais de semana que querem compensar a semana inteira fazendo até quatro horas de atividade física em um ou dois dias”, alerta João Pedro Werneck.

Mito 8: subir escadas é suficiente para queimar gordura localizada 

“Me disseram um dia que subir escada ajudava a emagrecer. Eu tomei isso como uma verdade universal”, diz a produtora cultural Lílian Sapucahy. 

“As pessoas acham que só o fato de abandonar o elevador e subir dois, três lances de escada, eventualmente, duas, três vezes por semana, vai levar ao emagrecimento”, diz João Pedro Werneck.

Não é bem assim. Subir escada vale como complemento a outras atividades físicas, feitas de maneira regular. 

Mito 9: não se deve beber água durante o exercício 

“O que acontece é o contrário. A desidratação durante a atividade física pode fazer o desempenho diminuir”, comenta João Pedro Werneck. 

“Sempre que eu quiser, posso beber água?”, questiona a enfermeira Renata Ribeiro.

“Sempre quando sentir sede. A sede é um bom parâmetro para você se hidratar durante a atividade”, aconselha João Pedro Werneck. 

Mito 10: malhar em jejum emagrece 

“Eu não como nada. Acho que eu estou errada”, diz a empresária Maria do Nascimento. E está mesmo. 

“As pessoas acham que malhar em jejum aumenta o emagrecimento. Na verdade, o jejum é perigoso. A baixa de glicose no sangue pode fazer você até desmaiar”, alerta João Pedro Werneck. 

Então, nada de fazer exercício de barriga vazia e prefira alimentos leves.

Falando nisso, no nosso site, você encontra um especial sobre nutrição e atividade física.

“O que interessa mesmo para o emagrecimento é um balanço entre o que você come e o que você gasta de energia”, diz João Pedro Werneck. 
Entre em forma com mais saúde!


quarta-feira, 30 de março de 2011

Receita de dieta de 1200 calorias

É um tipo de alimentação característica de alguns países da região do mar Mediterrâneo (Itália, Grécia, Espanha, França e outros). Este padrão alimentar é composto, basicamente, de vegetais, legumes, tomate, alho, frutas (maçã) e, principalmente, óleo de oliva, canola, cereais pouco moídos, nozes (pecan) e sementes, queijo branco e iogurte, além de vinho.

Vários estudos têm confirmado esta observação. A conclusão é de que quanto mais a pessoa pratica a dieta mediterrânea tradicional, menor a chance de morrer por qualquer causa, incluindo câncer (risco menor de 24%) e doenças cardíacas (risco menor de 33%).

Deve ser salientado que essas populações, originalmente, mantinham naturalmente atividade física regular o que, comprovadamente, por si só, contribui para a melhoria da saúde e da expectativa de vida.

SEGUNDA-FEIRA
CAFÉ DA MANHÃ (200 kcal)
leite desnatado (1 xíc. de chá) com café + pão integral (1 fatia) + queijo fresco (1 fatia)
LANCHE DA MANHÃ ( 84 kcal)
maçã (1 unid.) 
ALMOÇO (412 kcal)
salada de alface, tomate e rúcula (à vontade) + abobrinha cozida (1 pires) + arroz (4 col. de sopa) + patinho (1 filé de 100 g) + laranja (1 unid.)
LANCHE DA TARDE (127 kcal)
iogurte light (1 unid.) + papaia (1/2 unid.)
JANTAR (330 kcal)
salada de alface, tomate e pepino (à vontade) + cenoura cozida (1 pires) + macarrão cozido ao sugo (2 xíc. de chá) + melão (1 fatia)
TERÇA-FEIRA
CAFÉ DA MANHÃ (206 kcal)
leite desnatado (1 xíc. de chá) com café + pão light (2 fatias) + queijo prato (1 fatia)
LANCHE DA MANHÃ (68 kcal)
pêra (1 unid.)
ALMOÇO (255 kcal)
salada de alface, beterraba e cenoura raladas (à vontade) + champignon cozido (1 pires ) + arroz (2 col. de sopa) + lentilha (2 col. de sopa) + peito de frango (1 filé de 100 g) + pêssego (2 unid. pequenas)
LANCHE DA TARDE (142 kcal)
leite desnatado (1 xíc. de chá) + maçã (1 unid.)
JANTAR (502 kcal)
salada de agrião, acelga e tomate (à vontade) + couve-de-bruxelas cozida (1 pires) + arroz (4 col. de sopa) + atum assado (1 filé de 100 g) com azeite (1 col. de sopa) + goiaba (1 unid.)
QUARTA-FEIRA
CAFÉ DA MANHÃ (222 kcal)
iogurte desnatado (1 unid.) + pão light (2 fatias) + queijo cottage (4 col. de sopa)
LANCHE DA MANHÃ (55 kcal)
uva passa (1 col. de sopa)
ALMOÇO (345 kcal)
salada de erva-doce, alface e tomate (à vontade) + brócolis cozidos (1 pires) + arroz (4 col. de sopa) + atum grelhado (1 filé de 100 g) + melancia (2 fatias pequenas)
LANCHE DA TARDE (137 kcal)
1 iogurte light + 1 mexerica
JANTAR (384 kcal)
salada de repolho, alface e rúcula (à vontade) + omelete (1 ovo) de cenoura (1/4 de unid.), vagem (2 unid.) e azeite (1 col. de sopa) + arroz (2 col. de sopa) + lentilha (2 col. de sopa) + laranja (1 unid.)
QUINTA-FEIRA
CAFÉ DA MANHÃ (184 kcal)
leite desnatado com café (1 xíc. de chá) + pão sírio (1 unid.) + queijo fresco light (1 fatia)
LANCHE DA MANHÃ (86 kcal)
laranja (1 unid.)
ALMOÇO (430 kcal)
salada de salsão, alface, agrião e acelga (à vontade) + pimentão vermelho e amarelo cozidos (1 pires) + arroz (2 col. de sopa) + grão-de-bico (2 col. de sopa) + pargo (1 filé de 100 g) assado com azeite (1 col. de sobrem.) + uva (1 cacho pequeno)
LANCHE DA TARDE (200 kcal)
iogurte light (1 unid.) + uva (1 cacho pequeno)
JANTAR (300 kcal)
salada de rabanete, cenoura e alface (à vontade) + abobrinha cozida (1 pires) + purê de batata (3 col. de sopa) + peito de frango grelhado (1 filé de 100 g) sem pele + abacaxi (1 fatia)
SEXTA-FEIRA
CAFÉ DA MANHÃ (324 kcal)
iogurte light sabor de frutas (1 unid.) + pão francês ( 1 unid.) + queijo prato (2 fatias)
LANCHE DA TARDE (126 kcal)
leite desnatado (1 xíc. de chá) + pêra (1 unid.)
ALMOÇO (252 kcal)
fraldinha assada (1 filé médio) + ameixa em calda (3 unid.)
JANTAR (305 kcal)
salada de alface, tomate e rúcula (à vontade) + couve-flor cozida (1 pires) + arroz (4 col. de sopa) + pargo (1 filé de 100 g) + abacaxi (1 fatia)
SÁBADO
CAFÉ DA MANHÃ (220 kcal)
leite desnatado com café (1 xíc. de chá) + torradas (4 unid.) + queijo cottage (4 col. de sopa)
LANCHE DA MANHÃ (55 kcal)
papaia (1/2 unid.)
ALMOÇO (420 kcal)
salada de pepino, alface e tomate (à vontade) + berinjela cozida (1 pires) + arroz (4 col. de sopa) + pescada (1 filé de 100 g) assado com azeite (1 col. sobrem.) + laranja (1 unid.)
LANCHE DA TARDE (132 kcal)
iogurte light (1unid.) + uva passa (1 concha)
JANTAR (350 kcal)
salada de rúcula, alface, tomate-cereja e erva-doce (à vontade) + brócolis cozidos (1 pires) + arroz (4 col. de sopa) + peito de frango (1 filé de 100 g) sem pele cozido com azeite (1 col. de sopa) + pêra (1 unid.)
DOMINGO
CAFÉ DA MANHÃ (215 kcal)
iogurte light (1 unid.) + pão preto (1 fatia) + ricota (1 fatia)
LANCHE DA MANHÃ (86 kcal)
laranja (1 unid.)
ALMOÇO (360 kcal)
salada de agrião, tomate-cereja e rúcula (à vontade) + couve-flor cozida (1 pires) + arroz (4 col. de sopa) + frango grelhado sem pele (1 filé de 100 g) + mexerica (1 unid.)
LANCHE DA TARDE (126 kcal)
leite desnatado (1 xíc. de chá) + banana (1 unid.)
JANTAR (393 kcal)
salada de escarola, agrião, alface e tomate (à vontade) + vagem cozida (1 pires) + arroz (4 col. de sopa) + salmão (1 filé de 100 g) assado com azeite (1 col. de sopa) e alcaparras (1 col. de sopa) + damasco (3 unid.)


Artigos Diversos sobre Dietas

Exercicios Fisicos

Links diversos sobre os exercícios físicos e actividades que deve promover em conjunto com a dieta.
Para avaliar as calorias despendidas por cada actividade física deve consultar a nossa tabela/calculadora dos gastos calóricos aqui.

EXERCÍCIOS FÍSICOS A PROMOVER

Menus Semanais para dietas

Receitas para Dietas

Tipos de Dietas

Links para aceder à descrição dos tipos de dietas existentes.

TIPOS DE DIETAS

Calculadoras Diversas

terça-feira, 29 de março de 2011

Exercícios físicos complementam dietas

Qual é o melhor exercício para perder 20 quilos? É o levantamento mais lento de garfo, poderiam dizer os médicos, fisiologistas e profissionais de educação física. Fazendo-se as contas, é fácil entender por que a dieta faz mais diferença na perda de peso que o exercício físico.

O corpo perde massa quando gasta mais energia do que ingere. De toda a energia gasta por uma pessoa, 15% a 25% correspondem à actividade física. Quem tem uma dieta de 3.000 calorias por dia (bem acima da recomendada para um adulto não-atleta) e gasta 2.500 calorias para estar vivo teria de queimar pelo menos 600 calorias extras com exercícios se quisesse emagrecer sem mexer na dieta.

Mas os exercícios de alto gasto energético, como o boxe, são pesados demais para os obesos sedentários. A falta de preparo e as doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão, poderiam nocautear o obeso muito antes de terminar o primeiro round. Para fins de perda de peso, portanto, mais vale reduzir o tamanho do prato.

Então, para que serve o exercício se não é para queimar as calorias a mais? O exercício físico “ensina” o corpo a usar os combustíveis fornecidos pelos alimentos de forma mais eficiente. No sedentário, afirma o médico do esporte Paulo Zogaib, o metabolismo está acostumado a estocar em forma de gordura quase tudo que entra.

Como o corpo do sedentário se mexe pouco e gasta pouca energia, as calorias contidas em doces, massas, carnes e frituras vão quase todas aumentar os estoques de gordura dentro das células adiposas. Quando a pessoa começa a se exercitar, os músculos precisam de mais energia do que estavam acostumados a usar, e o metabolismo é obrigado a se ajustar à nova necessidade.

É aí, nesse ajuste, que começam a surgir os benefícios. Um deles é a maior capacidade de transformar gordura armazenada em energia. No sedentário, durante a actividade física, o corpo usa quase somente açúcar (glicose) como combustível. Mas o açúcar sozinho não serve para esforços de longa duração. Na queima do açúcar, fica um resíduo metabólico chamado ácido lático, que causa a dor da cãibra e limita o tempo de esforço. A gordura armazenada é um combustível mais eficiente, e é o condicionamento físico que mostra ao corpo o caminho até ela. 

Coma menos calorias

A questão é qual exercício vai ter melhor resultado em cada pessoa. O tempo de esforço que cada um suporta depende do peso corporal, da quantidade de massa muscular, da capacidade de consumo de oxigénio e de muitos outros factores. Segundo Zogaib, não vale a pena apostar todas as fichas num exercício muito difícil, que vá esgotar suas energias em dois minutos.

Nem num muito fácil, que se possa suportar por uma hora mas que não vá mudar nada no metabolismo. “O ideal é procurar um nível de esforço que seja difícil e que se possa continuar por 20 a 30 minutos”, diz. Normalmente, isso equivale a algo entre 60% e 70% da carga máxima que você aguenta, que pode ser medida pelos batimentos cardíacos. A chave para ter resultado sempre é não se acomodar no esforço confortável. Como o corpo condicionado fica mais capaz de realizar esforço, exercitar-se aquém dessa capacidade significa descansar. É preciso dificultar um pouco mais o exercício a cada vez.

Os exercícios contínuos de longa duração (caminhada, corrida de fundo, natação) foram por muito tempo considerados a melhor opção para emagrecer. Mais recentemente, no entanto, percebeu-se que é mais fácil perder peso combinando esses exercícios (chamados aeróbicos) com os exercícios de força, que aumentam a massa muscular.

Isso porque os músculos são grandes consumidores de energia. A musculação aumenta esse consumo não só durante, mas também horas depois do exercício. Num estudo com adolescentes obesos realizado pelo Grupo de Estudos da Obesidade (GEO) na Universidade Federal de São Paulo, a eficácia dessa combinação foi testada e comparada com aquela antiga, recomendada pelo Colégio Americano de Medicina do desporto.

Todos os voluntários seguiram durante um ano a mesma terapia, que inclui exercícios monitorados, orientação nutricional, atendimento psicológico e atendimento clínico. Mas, na hora dos exercícios, ao longo de 14 semanas, eles foram divididos em dois grupos. Parte deles fez 60 minutos de caminhada ou corrida na esteira, três vezes por semana, enquanto os demais fizeram 30 minutos de exercício na esteira mais 30 minutos de musculação. 

BENEFÍCIOS

Fernanda tornou-se mais assídua na musculação ao perceber as mudanças no corpo, que vão além da perda de peso Esses 30 minutos de musculação não eram iguais em todas as sessões. A cada dia da semana havia um treino com cargas diferentes. E, a cada quatro semanas, a sobrecarga usada mudava. É a periodização. “Esse tipo de treino normalmente é proposto para atletas e esportistas”, diz Denis Foschini, autor do estudo.

Ao final, ele observou nos voluntários do grupo da musculação um melhor ganho de saúde em comparação com o primeiro grupo. Foram registrados melhores resultados em matéria de resistência à insulina, colesterol, força e massa muscular, taxa metabólica de repouso e diminuição da dor. “O grupo que fez só esteira perdeu força, enquanto o da musculação aumentou a força muscular em 300%, em média”.

Luis Filipe Galo, de 19 anos, entrou no programa pesando 98 quilos e saiu com 74. Ele ficou surpreso quando, após a bateria de exames que a equipe da Unifesp encomendou, no começo do ano passado, foi diagnosticado como obeso, com problemas no fígado, resistência à insulina e um tumor maligno na tiróide.

Até então, sua barriguinha proeminente, nem tão grande assim, não incomodava muito e ele levava tranquilo sua vida sedentária. Por sugestão da mãe, inscreveu-se no programa da universidade. Logo que começou com os exercícios e a dieta, aderiu ao novo estilo de vida. “No começo dói o corpo todo. Mas adorei tudo desde a primeira semana”, diz Galo. Agora ele tem de se cuidar por conta própria.

Sem a tiróide por causa do tumor, pretende manter o peso numa academia assim que se recuperar da cirurgia. Ainda que a perda de peso seja lenta, os resultados das alterações metabólicas podem ser sentidos longe do espelho. À medida que se adapta aos novos esforços, o corpo sofre menos para executar movimentos que antes eram um suplício. A estudante Fernanda Larissa Camilo já tinha tentado diversas vezes perder peso numa academia. A inibição diante de sarados e magrinhas e o tédio na musculação a levavam a desistir. Depois de um ano de terapia com o GEO, já acha o exercício prazeroso. “Fico feliz quando consigo aumentar a carga”.

Os especialistas afirmam que é mais importante apreciar as pequenas mudanças e adoptar para sempre o hábito de se mexer que realizar grandes esforços e emagrecer rapidamente. Com o tempo, um lance de escada que antes causava suadouro exagerado, dor nos joelhos e preguiça passa a fazer parte do quotidiano. Mais disposto e sem dores, o ex-obeso começa automaticamente a se movimentar mais e a gastar mais energia. É um longo processo, mas ele funciona.

Qual o exercício que emagrece mais

A melhor opção é sempre aquela que você não vai largar. Invista no prazer O conselho dos especialistas é: pratique a actividade física de que você mais gosta. Assim é mais fácil manter o hábito. Até jogar peteca dá bom resultado. Basta ir ajustando a duração e a intensidade à medida que aumentar sua capacidade. Depois, pode-se evoluir para modalidades mais intensas. Quem quer praticar corrida deve se certificar de que as articulações estão aptas a suportar um impacto equivalente ao dobro de seu peso corporal. “É preciso muito cuidado com o aparelho locomotor”, diz Arnaldo José Hernandez, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Desporto.

CAMINHADA

Apesar de ser um dos exercícios mais leves, pode representar um esforço intenso para uma pessoa muito pesada e sedentária. É a modalidade mais segura. De baixo impacto, não força muito as articulações. Requer apenas um ténis confortável, uma bela paisagem e, se quiser, boas companhias. 

DANÇAS

As de salão são uma boa alternativa para quem não gosta de monotonia. Podem ser mais intensas que a caminhada, pois movimentam o corpo todo. Mas não vale ficar no fundo da sala assistindo. A dança funciona como exercício aeróbico – desde que você dance sem parar.

NATAÇÃO

Recomendada como actividade aeróbica, é indicada para quem gosta de ficar sozinho, no silêncio. Tende a gastar menos energia que a corrida, mas tem a vantagem de não exercer impacto sobre as articulações. O ideal é complementá-la com exercícios de força.

HIDROGINÁSTICA

Pode ser programada para exercitar força e capacidade cardiovascular alternadamente. Aparelhos que aumentam a resistência da água intensificam o esforço e aumentam o suadouro, preservando coluna e joelhos. Óptima opção para “pegar pesado” sem precisar levantar peso.

MUSCULAÇÃO

Complemento importante dos exercícios aeróbicos, aumenta a massa muscular e o gasto energético. Também ajuda a proteger as articulações e fortalece os ossos. A pessoa pode fazer todos os exercícios sentada e com a coluna apoiada, o que facilita os movimentos para os muito obesos.

Receitas da dieta da sopa




Existem várias receitas para a dieta da sopa pela internet fora, aqui estão as mais conhecidas e aquelas que dão os melhores resultados para emagrecer e perder peso.

Lembre-se que esta dieta é uma forma de emagrecer e perder peso que deve ser consultada com o seu médico antes de começar.

Emagrecer rápido e perder gordura com esta dieta não é das coisas mais saudáveis mas pode funcionar.

Receita 1


Ingredientes:
1 repolho inteiro, cortado ou picado
2 cebolas grandes
2 latas de tomate em lata, sem pele, picados
2 pimentões
4 ramos de salsão
1-2 pacotes de sopa de cebola em pó
qualquer tipo de ervas a gosto (cheiro verde, manjericão, etc..)
6 cenouras
250 gramas de ervilha torta.

Modo de Preparo:
Coloque todos as hortaliças em uma panela grande e cubra com água. Deixe ferver e coloque os pacotes de sopa de cebola e cozinhe por uns 10 minutos. Reduza o fogo, deixe cozinhar até todos as hortaliças estiverem cozidos e junte as ervas.

Receita 2


Ingredientes:
1 Berinjela
1 Nabo
2 Maços de Cheiro Verde
2 Tomates picados sem pele e sem sementes
1 Maço de Salsão ou Aipo
1 Repolho Grande
4 Cenouras (ou 4 cebolas grandes picadas)
1 Maço de Couve
1 Cabeça de Alho.
Tempere com Sal, Pimenta, Curry, Sálvia, Salsa.

Modo de Preparo:
Ferva por dez minutos, então abaixe o fogo estendendo o ponto de fervura até que os legumes estejam tenros. Tempere a gosto. Bata tudo no liqüidificador.
Esta sopa pode ser tomada em qualquer momento do dia ou em momentos que se tenha fome.

Receita 3


Ingredientes:
6 cebolas grandes
1 kg de tomate sem pele
1 repolho
2 pimentões
2 pacotes de sopa de cebola (desses tipo knorr)
4 cenouras
1 ramo de aipo
1 cabeça de alho.

Modo de Preparo:
Corte todos os vegetais em pedaços, misture aos outros ingredientes adicionando água até cobrir e cozinhe por 1 hora.

Receita 4


Ingredientes:
4 cenouras pequenas
2 tomates sem pele e sem sementes
1 repolho pequeno
1/2 kg de cebola
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
2 pacotes de sopa de cebola
talos de salsão
4 colheres de molho shoyo
1 litro de água.

Modo de Preparo:
Deixar na panela de pressão por 30 minutos bater no liquidificador depois de pronta.

Receita 5


Ingredientes:
1 berinjela média cortada em cubos
1 nabo médio cortado em cubos
2 maços de cebolinha verde picados
2 latas de purê de tomates (680 g)
1 maço de salsão (= aipo) picado
1 repolho grande fatiado
1 pacote de sopa de cebola (70 g)
1 cebola média picada
3 cenouras médias cortada
2 xícaras de vagem picada
Sal a gosto
Curry a gosto
Salsinha a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
4 litros de água

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e cubra com água.
Ferva rapidamente por 10 min. Abaixe o fogo e mantenha o ponto de fervura por aproximadamente 40 min.

Receita 6


Ingredientes:
1 repolho inteiro, cortado ou picado
2 cebolas grandes
2 latas de tomate em lata, sem pele, picados
2 pimentões
4 ramos de salsão
1-2 pacotes de sopa de cebola em pó
qualquer tipo de ervas a gosto (cheiro verde, manjericão, etc..)
6 cenouras
250 gramas de ervilha torta.

Modo de Preparo:
Coloque todos as hortaliças em uma panela grande e cubra com água. Deixe ferver e coloque os pacotes de sopa de cebola e cozinhe por uns 10 minutos. Reduza o fogo, deixe cozinhar até todos as hortaliças estiverem cozidos e junte as ervas.

Receita 7


Ingredientes:
1 Berinjela
1 Nabo
2 Maços de Cheiro Verde.
2 Tomates picados sem pele e sem sementes.
1 Maço de Salsão ou Aipo.
1 Repolho Grande.
4 Cenouras.
4 Cebolas grandes picadas
1 Maço de Couve.
1 Cabeça de Alho.
Tempere com Sal, Pimenta, Curry, Sálvia, Salsa.

Modo de Preparo:
Ferva por dez minutos, então abaixe o fogo estendendo o ponto de fervura até que os legumes estejam tenros. Tempere a gosto. Bata tudo no liqüidificador. Esta sopa pode ser tomada em qualquer momento do dia, ou em momentos que se tenha fome. Se for sair, encha uma garrafa térmica ou um tupperware e leve-a com você.

Receita 8


Ingredientes:
1 berinjela
2 nabos
2 cenouras
1 xíc. (chá) de vagem picada
3 pimentões coloridos
1 caixinha de molho de tomate
1 envelope de sopa de cebola
cheiro verde e salsão
1 col. (chá) de pimenta branca
1 tablete de caldo light de galinha ou carne
½ repolho roxo.

Modo de Preparo:
Cozinhe os legumes e separe. Coloque 1 ½ litro de água em outra panela e dilua a sopa de pacote e o molho de tomate. Quando ferver, acrescente os legumes e sirva.

Receita 9


Ingredientes:
1 repolho inteiro, cortado ou picado
2 cebolas grandes
2 latas de tomate em lata, sem pele, picados
2 pimentões
4 ramos de salsão
1-2 pacotes de sopa de cebola em pó
qualquer tipo de ervas a gosto (cheiro verde, manjericão, etc..)
6 cenouras
250 gramas de ervilha.

Modo de Preparo:
Coloque todos os vegetais em uma panela grande e cubra com água. Deixe ferver e coloque os pacotes de sopa de cebola e cozinhe por uns 10 minutos. Reduza o fogo, deixe cozinhar até todos os vegetais estiverem cozidos e junte as ervas.

Receita 10


Ingredientes:
6 cebolas grandes
1 kg de tomate pelado
1 couve média
2 pimentões verdes
2 pacotes de sopa de cebola (industrializadas)
1 talo de aipo ou 1 alho e 4 cenouras.

Modo de preparo:
Cortar os vegetais em pedaços, cobrir com água e cozinhar durante 1 hora.
Estas são as receitas da dieta da sopa. Esta dieta para emagrecer funciona. Perder peso e fazer este regime requer a consulta do seu médico antes de começar.
Fonte