Dieta para emagrecer, implementada de forma responsável, com o objectivo de perder peso e atingir o peso ideal. Dieta para emagrecer de modo rápido, saudável, dieta da sopa, tudo o que diz respeito às formas de perder peso. Tentamos compilar aqui todas as informações relevantes.


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dieta da moda

O termo “dietas da moda” é normalmente utilizado para descrever recursos e modificações dietéticas utilizadas com o objetivo principal de perda de peso corporal (emagrecimento rápido) e que geralmente são muito difundidos na população, especialmente entre mulheres.

A origem dessas dietas, em sua maioria, é desconhecida, não apresenta fundamento técnico ou científico e não há um “responsável” por elas ou “autor” conhecido. Por outro lado, a promessa de resultados rápidos faz que os usuários nem sequer se preocupem com esse facto. Algumas das dietas tidas como “da moda” são produzidas e veiculadas por médicos ou outros profissionais de saúde que por meio de publicações em livros, periódicos científicos e até na mídia acabam por tornarem-se famosas.

O princípio geral de todas elas é causar um desequilíbrio entre o total de calorias ingerido e o gasto energético, de modo a promover catabolismo (degradação) das gorduras do organismo que comumente se acumulam pelo corpo provocando efeito estético indesejável.
Em geral, a forma utilizada para promover esse desequilíbrio energético está pautada na omissão ou proibição do consumo de um determinado grupo de alimentos ou nutrientes. Outras dietas estimulam a ingestão exagerada de alguma substância ou nutriente com a promessa de que funcionará como um “queimador de gordura” ou “acelerador de metabolismo”.

Infelizmente, até hoje essas dietas não apresentaram resultados eficazes e duradouros. Quando “funcionam”, em geral seu efeito é apenas em curto prazo e elas ainda provocam, com a perda de peso, a degradação da condição de saúde. Isso porque estão associadas a deficiências de nutrientes específicos, redução da massa muscular, mau humor, tonturas, falta de energia e até mesmo doenças mais graves como anemia, dislipidemia, hipertensão, carência de vitaminas e minerais, constipação, reações alérgicas, entre outras.

O risco associado à prática de uma dieta sem equilíbrio nutricional está também no efeito sanfona, pois o emagrecimento muito rápido gera uma diminuição de massa muscular significativa ligada à chamada perda da gordura. Como os músculos são os principais responsáveis pelo aumento do metabolismo, sua degradação torna a taxa metabólica menor e assim que a pessoa encerra a dieta e volta a comer normalmente, recupera todo o peso perdido e ainda mais um pouco. Esse é o chamado efeito sanfona.

Alguns exemplos de dietas, suas características e riscos:


À base de proteínas, sem carboidrato, açúcar e frutas, a dieta estimula o consumo de gorduras e proteína animal. O desequilíbrio metabólico provoca um emagrecimento, além da própria gordura da alimentação gerar sensação de saciedade e diminuição do apetite.

Dieta de Beverly Hills

Caracterizada pelo consumo de apenas frutas, sugere que as enzimas acelerem a queima dos depósitos de gordura. A dieta é monótona e provoca carência de vitaminas.

O regime da Lua

Sugere ingerir só líquidos durante as 24 horas antes de cada fase da Lua. Como a água facilita os processos de excreção, a perda de peso não está associada à perda de gordura. Além disso, pode ocorrer a perda de minerais.

Dieta da Sopa

Essa dieta é composta basicamente por muito líquido. Se a sopa for muito pobre em calorias ou nutrientes, emagrece, mas corre o risco de anemia ou carência de nutrientes. A única vantagem é que o organismo não desidrata.

Dieta do Tipo Sanguíneo

Sugere uma dieta diferente para cada tipo sanguíneo, pois acredita que, de acordo com o tipo sanguíneo, as necessidades nutricionais de cada um são diferentes e devem ser respeitadas. Não existe fundamentação científica que sustente essa teoria. Essa dieta pode gerar deficiências nutricionais importantes pelas restrições que impõe.

Dieta da Clara do Ovo

Essa dieta ganhou notoriedade quando a artista Scheila Carvalho declarou ter perdido 15 kg comendo apenas clara de ovo e batata. É claro que restringindo a dieta a apenas dois alimentos a pessoa vai sofrer de carências nutricionais.


Estimula a substituição de uma refeição por uma mistura, que deve ser colocada na água, no suco ou no leite (milk shake) para diminuir as calorias. Este método leva a carências nutricionais, é enjoativo, monótono, e pode gerar efeito sanfona, anemia e hipoproteinemia.

Dieta do Atum

Essa dieta orienta o consumo de várias porções de atum enlatado. Como a base da dieta é apenas um tipo de alimento, há carência de nutrientes como carboidratos, cálcio e ferro.
Podemos notar que todas as dietas apresentam mais prejuízos à saúde do que efeitos reais e duradouros.

A melhor maneira de conseguir emagrecer de forma saudável e eficiente é seguir uma dieta equilibrada, variada, rica em alimentos naturais, bem colorida e que contenha todos os grupos de alimentos (cereais, frutas, verduras, legumes, carnes, leite e substitutos, grãos, açúcar e gorduras saudáveis) em proporções adequadas. O melhor profissional para orientar uma dieta saudável é o nutricionista, que pode promover a educação nutricional para alcançar hábitos alimentares saudáveis e manutenção de peso dentro do adequado, com efeitos duradouros, sem sacrifícios e riscos para a saúde.