Dieta para emagrecer, implementada de forma responsável, com o objectivo de perder peso e atingir o peso ideal. Dieta para emagrecer de modo rápido, saudável, dieta da sopa, tudo o que diz respeito às formas de perder peso. Tentamos compilar aqui todas as informações relevantes.


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dieta vegetariana

Atualmente, muitas pessoas estão aderindo à alimentação vegetariana, sejam por motivos religiosos, ou convicção de que não se deve comer outros seres vivos, por questões éticas (como os veganos que são indivíduos que além de não se alimentarem de carnes de animais, não utilizam os produtos provenientes deles, como couro ou peles e são contra qualquer tipo de exploração dos bichos) ou simplesmente por uma opção de tentar manter uma melhor qualidade de vida, mantendo o equilíbrio com a natureza.

O vegetarianismo pode ser definido como uma dieta alimentar que exclui todos os alimentos à base de carne de todos os tipos, além de peixes, crustáceos e aves, tendo como princípio básico o consumo somente de alimentos de origem vegetal podendo ou não estar associado à ingestão de ovos ou laticínios.

Existem quatro tipos de dietas vegetarianas, que são denominadas de acordo com os tipos de alimentos que as pessoas ingerem.

Classificação das Dietas Vegetarianas

As dietas vegetarianas podem ser classificadas em quatro tipos:

•Ovolactovegetarianismo,que se caracteriza pelo consumo de vegetais, leite e derivados, além de ovos, só excluíndo carne de origem animal;
•Lactovegetarianismo, que é a dieta consumida pelos indianos, onde há somente a ingestão de alimentos de origem vegetal e leites e seus derivados,excluindo além da carne,os ovos também;
•Ovovegetarianismo, dieta que exclui o consumo de carnes, leite e derivados, havendo somente a ingestão de vegetais e ovos;
•Vegatarianismo estrito ou verdadeiro, que é caracterizado por uma alimentação estritamente composta por vegetais, com exclusão além dos alimentos de origem animal,também os ovos, leite e derivados.
Relação entre Nutrição e Alimentação Vegetariana

Segundo especialistas em nutrição, os alimentos de origem vegetal são ricos em magnésio, fibras dietéticas, carboidratos, Vitaminas C e E (antioxidantes), fitoquímicos, folato e potássio.

As dietas vegetarianas favorecem o baixo consumo de alimentos gordurosos, promovendo muitos benefícios à saúde do indivíduo, pelo valor nutricional que esses alimentos promovem. No entanto, as pessoas que se alimentam somente de vegetais podem apresentar alguma deficiência de iodo, ferro, cálcio, zinco, selênio, vitamina B12, proteínas,Vitamina D, em virtude de uma menor ingestão desses elementos, característica típica das dietas vegetarianas.

Os profissionais especializados alertam para o fato das pessoas tomarem cuidados com a falta de alguns desses nutrientes e se for o caso, adotar a prática da ingestão de suplementos alimentares, além da realização de exames de sangue periódicos, para verificar possíveis déficits dessas substâncias no organismo.

No entanto, quando a dieta vegetariana é associada com o consumo de ovos ou leite e derivados, por exemplo, esses cuidados podem ser minimizados. Uma boa alimentação de origem vegetal, deve ser caracterizada pela capacidade de suprir todas as necessidades nutricionais do organismo humano, para que não haja prejuízos à saúde dos indivíduos.

Benefícios da Alimentação Vegetariana

De acordo com a ADA ( American Dietetic Association) a alimentação vegetariana, se for planejada de maneira adequada, deve ser consumida em todas as épocas da vida das pessoas sejam crianças, adultos, idosos, ou gestantes, pois não oferece riscos à saúde dos indivíduos, sendo saudáveis e promovendo inclusive, uma melhor prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, alguns tipos de tumores e complicações cardiovasculares.

Porém essa opinião não é unânime, existem algumas instituições de nutrição que são mais conservadoras e orientam precaução na opção por uma alimentação estritamente vegetariana, ressaltando os cuidados que se deve ter com possíveis déficts de cálcio ou de vitamina B12.

Nutrientes Presentes em Alimentos de Origem Vegetal

Especialistas que atuam na Toronto Vegetarian Association, informam que as pessoas vegetarianas ingerem alimentos com vários nutrientes como cálcio, proteína e ferro, pois normalmente consomem legumes, vegetais, grãos e frutas que são ricos nessas substâncias. Para facilitar a opção dos indivíduos por uma alimentação à base de vegetais,os especialistas informam alguns nutrientes, e em quais alimentos podem ser encontrados.

•Cálcio – Nutriente encontrado em legumes, leite de soja, tofu, vegetais folhosos, figos, semente de gergelim e algas, além de produtos derivados do leite.
•Vitamina D -Formada a partir da luz solar indireta ou diretamente, essa vitamina é armazenada no organismo humano, durante a estação do verão, para utilização na estação do inverno.Vale ressaltar, que alguns protetores com fator maior que 8FPS podem impedir a síntese dessa vitamina.
•Zinco – Nutriente encontrado em germe de trigos, tofu, grãos integrais,como arroz, massas e pão,sementes de brotos e legumess, além de derivados de leite e ovos.
•Vitamina B12 – Os especialistas ressaltam que o déficit da Vitamina B12 pode levar à anemia, portanto é necessário muito cuidado com a sua ingestão.Alguns alimentos onde ela pode ser encontrada são: Queijo, ovos, iogurte, leite, e em caso de vegetarianos estritos, em suplementos vitamínicos.