Dietas para perder peso são uma ajuda fundamental para quem deseja emagrecer. Estamos falando aqui de uma dieta perder peso balanceada, preferencialmente personalizada e desenvolvida por um profissional. De uma forma ou de outra, dietas para perder peso são uma forma de reeducação alimentar e, como vimos, elas são aliadas na perda de peso.
É consenso que dietas para perder peso ideais são aquelas que contemplam o que a pessoa está acostumada a comer com prazer, com redução de gorduras e doces.
Desta forma, é possível alcançar alguma perda de peso sem muito sacrifício. Afinal, você estará comendo tudo o que está acostumado e, assim sem sacrifício, os efeitos da dieta a longo prazo são muito mais efectivos.
Dietas Radicais: Mantenha Distância!
Dietas radicais são aquelas que normalmente fornecem resultados rápidos, porém a custa de muito sacrifício. Por exemplo, a dieta radical mais imediata é a da inanição, que preconiza nada mais nada menos do que não comer nada.
Como dito, este tipo de dieta para perder peso até trás resultados para quem quer emagrecer rapidamente. Mas o resultado pode ser desastroso assim que a dieta é abandonada: acontece o famigerado "efeito iô-iô", que nada mais é do que o corpo adquirir todo o peso perdido rapidamente, não raramente tornando a pessoa mais gorda do que antes.
Conclusão
Como vimos, dietas para perder peso são armas poderosas. Deve-se evitar aquelas dietas perder peso radicais, pois elas, apesar de darem resultados rápidos, normalmente têm "efeito iô-iô" , ou seja, terminada a dieta pode-se engordar tudo o que emagreceu, senão mais. O ideal é consultar um especialista e/ou seguir um programa de emagrecimento que forneça dietas para perder peso personalizadas que podem ser seguidas sem sacrifício e com prazer!