Dieta para emagrecer, implementada de forma responsável, com o objectivo de perder peso e atingir o peso ideal. Dieta para emagrecer de modo rápido, saudável, dieta da sopa, tudo o que diz respeito às formas de perder peso. Tentamos compilar aqui todas as informações relevantes.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dieta para emagrecer de modo saudável

Dietas da moda e suplementos dietéticos assentam muitas vezes em princípios nutricionais errados.

“Num mundo em que todos nós sentimos pressão para nos apresentarmos magros e em que a boa aparência tem um papel predominante, assim como o bom estado nutricional, muitas vezes o acesso à informação que circula na internet, à qual os doentes têm acesso, torna-se fundamental desmistificar alguns mitos da dieta saudável”, explica a Dra. Diana Mendes, no segundo dia das Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular para Medicina Familiar, que decorreu em Albufeira, algum tempo atrás.

“Cerca de 38,6% dos portugueses têm excesso de peso. Somos pressionados pela indústria da moda para ser magros e esta mensagem passa aos nossos adolescentes” acrescenta a especialista. “Hoje em dia há também uma distorção ao nível das porções que nos são apresentadas pela indústria alimentar” e aproveita para desmistificar alguns mitos:

Mito 1 – Jejum
Devem-se saltar refeições – pequeno-almoço, almoço e jantar. Errado! Deve-se evitar períodos longos de jejum e fraccionar a alimentação ao longo do dia.

Mito 2 – Ser vegetariano
O mito de que comer só vegetais é mais saudável.
Errado! Neste tipo de cozinha são frequentemente apresentadas confecções como fritos, guisados ou molhos adicionados como soja ou natas, aumentando o valor calórico e lipídico.

Mito 3 – Iogurtes
Os iogurtes magros são melhores e não engordam.
Errado! Os iogurtes magros chegam a ter cerca de 13 gramas de açúcar.

Mito 4 – Sumos naturais
Os sumos naturais são frequentemente mencionados como sendo uma bebida saudável e que «não engorda».
Errado!! Um sumo natural tem mais calorias que a fruta e perde bastante ao nível da ingestão de fibras.

Mito 5 – Fruta
Deve-se ingerir grandes quantidades de fruta e substituir as refeições por fruta.
Errado! A fruta também tem açúcar (frutose) e não se devem fazer refeições só de fruta.

Mito 6 – Azeite
O azeite é uma gordura saudável. Podemos abusar.
Não!!! O azeite é uma gordura saudável sim mas deve-se ingerir em quantidades moderadas.

Mito 7 – Saladas
Se comermos sempre saladas não engordamos.
Errado!!! Muitas saladas de hoje são altamente calóricas e carregadas de molhos como maionese, pastas de delícias do mar ou atum, etc...

Mito 8 – O pão engorda
O problema do pão é apenas o seu consumo à hora da refeição, com manteiga à mistura, azeitonas e entradas (presunto, queijos, etc...).
Deve-se comer pão sim. Mas cuidado com o sal. Tendencialmente é preferível consumir pão escuro – ao pequeno-almoço e ao lanche. Não devemos acrescentar pão à refeição.

O conselho de Diana Mendes para uma dieta saudável incide sobre a o exercício físico regular, o consumo apropriado de líquidos (cerca e 1,5l diário) e o cumprimento das regras básicas da pirâmide alimentar. O cumprimento destes três factores conduz à manutenção do peso adequado a cada indivíduo ou à perda de peso gradual, quando é esse o objectivo.