A atividade física é o outro lado da equação do balanço de calorias e deve ser considerada quando se trata da gestão de peso ou da perca de peso.
Fortes evidências suportam que a participação regular em atividade física também ajuda as pessoas a manter um peso saudável ou a perder peso e evitar o excesso de ganho de peso. Além disso, a atividade física, especialmente quando combinada com a ingestão de calorias reduzidas, pode ajudar na perda de peso e manutenção da perda de peso. Diminuir o tempo gasto em comportamentos sedentários também é importante. Fortes evidências mostram que mais tempo em frente à televisão, está associado com excesso de peso e obesidade em crianças, adolescentes e adultos. Substituir o tempo sedentário por ocupações ativas pode ajudar as pessoas a gerir o seu peso, oferecendo outros benefícios para a saúde. A quantidade de atividade física necessária para manter com sucesso um peso corporal saudável depende de ingestão de calorias e varia consideravelmente entre os adultos, incluindo idosos. Para alcançar e manter um peso corporal saudável, os adultos devem fazer atividade aeróbica com intensidade moderada durante 40 a 150 minutos por semana. Se necessário, os adultos devem aumentar gradualmente a sua carga semanal de atividade física aeróbica, e ao longo do tempo devem promover uma redução de calorias ingeridas até ao ponto em que se verifique um equilíbrio de calorias gastas e ingeridas, e um peso saudável.
Alguns adultos vão precisar de um maior nível de atividade física do que outros, para atingir e manter um peso corporal saudável. Alguns podem precisar de mais do que o equivalente a 300 minutos por semana de atividade de intensidade moderada.
Para crianças e adolescentes com idades a partir de 6 anos, recomenda-se 60 minutos ou mais de atividade física por dia. Embora as diretrizes de atividade física não incluam uma recomendação quantitativa específica para crianças de 2 a 5 anos, as crianças devem desempenhar atividades físicas várias vezes por dia. Crianças e adolescentes são muitas vezes muito ativos por pequenos períodos de tempo, em vez de períodos prolongados de tempo, e esses pequenos periodos de grande atividade podem somar para atender às necessidades de atividade física. As atividades físicas para crianças e adolescentes de todas as idades devem ser adequadas ao desenvolvimento, e devem oferecer variedade de exercícios, para que não se torne monótonas.